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Bolsa Filantrópica

BOLSA FILANTRÓPICA

O programa de bolsas de estudo é um processo anual voltado para alunos da FACHA que nunca tiveram bolsa, em situação de carência econômica, conforme legislação vigente. É um benefício concedido parcial ou integralmente, através da análise da documentação e da renda bruta do grupo familiar. O processo é organizado por uma Comissão instituída para este fim, tendo a atribuição de organizar, verificar documentação e conceder o benefício de acordo com o quantitativo estipulado pela OHAEC em função da legislação vigente, além de fiscalizar, no decorrer do ano, denúncias de concessão indevida.

As bolsas de estudos oferecidas pela OHAEC seguirão a legislação vigente e requisitos próprios, sobretudo o critério socioeconômico a ser auferido pela instituição.

Não há bolsa no meio do ano.

Não está apto o aluno/candidato portador de diploma de nível superior e nem matriculado em outra IES pública e/ou particular.

Para a manutenção da bolsa de estudos, todos os alunos beneficiados devem provar sua situação socioeconômica anualmente. Devendo apresentar a documentação exigida sempre nas duas primeiras semanas de dezembro, a data é informada através de e-mail, cartazes colados na FACHA Méier e Botafogo e site.

Fique atento aos prazos, pois não há prorrogação.

O fato de o aluno e/ou seu responsável ter expectativas de uma bolsa não autoriza a deixar de pagar sua prestação mensal no vencimento.

O (a) aluno (a) deverá estar rigorosamente em dia com a Instituição, regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da instituição e não ter nenhuma reprovação no semestre anterior cursado.

O (a) aluno (a) deverá ter o seu C.R. (Coeficiente de Rendimento) do semestre anterior igual superior a 7,0 (sete) e conjuntamente ter o Rendimento Acadêmico de 75%, ou seja, ser aprovado neste percentual das disciplinas efetivamente cursadas.

A bolsa só vigorará após o lançamento, sendo que nunca é retroativo. Para o bolsista integral a bolsa incide nos meses de janeiro e julho, sendo essencial que o bolsista parcial efetue o pagamento para confirmar a matrícula e deferimento do pedido e a bolsa integral incide nos meses de janeiro e julho.

As bolsas são variáveis e baseados no número de alunos que se encontram efetivamente matriculados nos Cursos de Graduação, e ainda, dentro dos parâmetros acima expostos.  Sendo assim, esse percentual pode tanto aumentar, como diminuir dependendo do número de créditos ou quantidade de bolsas disponibilizadas para o processo.

A comissão poderá, havendo necessidade, solicitar a qualquer tempo a apresentação de outros documentos pendentes e/ou que se fizerem necessário para esclarecer dúvidas. No caso da não entrega no prazo estabelecido, o aluno será automaticamente desclassificado do processo e o que tiver a bolsa perderá a mesma.

O ALUNO DEVE ENTRAR EM SUA SECRETARIA VIRTUAL PARA ACOMPANHAR O LANÇAMENTO.

Edital 2017.

É um benefício concedido ao estudante parcial ou integralmente, após análise da documentação e da renda do grupo familiar, conforme a 12.101/2009 modificada pela Lei 12868/2013.
Alunos da FACHA em situação de carência econômica conforme legislação vigente.

Integral - Se o resultado da renda familiar por pessoa for até um salário mínimo e meio, o estudante poderá concorrer à bolsa integral.

Parcial - Se o resultado da renda familiar por pessoa for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%.

Entregando documentação no período estipulado no protocolo ou secretaria, sob requerimento.

1 - Renovação - Alunos que já são bolsistas e desejam manter o benefício.

2 - Solicitação -  Alunos que nunca tiveram bolsas e desejam obter o benefício.

2.1 - Não há bolsa para o primeiro período na FACHA.

2.2 - Não há bolsa para alunos contemplados com outros benefícios do Governo Federal (ProUni, FIES, SISU e outros)

2.3 - A bolsa não é cumulativa com outros benefícios oferecidos pela Instituição.

2.4 - Não há bolsa para alunos com matrícula trancada.

Fazem parte da Inscrição e Renovação:

  • O Edital de Bolsa
  • Manual do Aluno FACHA
  • Manual do Aluno da Bolsa Filantrópica
  • Formulário 
  • Lista de documentos
  • Anexos, usar somente os necessários ao grupo familiar.
  • Termo Aditivo
  • Folha de Rosto Solicitação ou Renovação

Parágrafo Único: não está apto o aluno/candidato portador de diploma de nível superior e nem matriculado em outra IES pública e/ou particular.

Na solicitação e/ou renovação o aluno deve observar o tempo de Integralização do curso como de no máximo 2 semestres a mais que o do curso. Ex: Comunicação no máximo de 10 semestres, sendo 8 do curso e dois para integralização.

Poderá participar do Processo Seletivo o aluno:
Com renda per capita de até 03 (três) salários mínimo.
8.1 - Adimplente com a FACHA.
8.2 - Que esteja cursando a partir do 2º semestre na FACHA
8.3 - Que tenha no semestre anterior CR 7 
8.4 - RA de 75% de aproveitamento

A bolsa concedida só tem efeito a partir da data de concessão. Em nenhuma hipótese, a bolsa terá caráter retroativo sobre as prestações pagas, não havendo desta forma direito a reembolso. 

O fato de o aluno ter expectativas de uma bolsa não autoriza a deixar de pagar sua prestação mensal no vencimento.

É obrigatório o aluno bolsista manter atualizados seus contatos na secretaria virtual.

A bolsa integral incide nos meses de janeiro e julho, sendo essencial que o bolsista parcial efetue o pagamento para confirmação da matrícula.

As bolsas serão concedidas, após: 

- Conferência do CR e RA
- Conferências das informações prestadas no Formulário e verificação da documentação;
 - Visita à residência a critério da Comissão ou conforme item 15 do edital;
- Informações retiradas nas redes sociais;
- Outras fontes que permitam uma melhor avaliação da solicitação;
- Assinatura do termo aditivo de bolsa.
- A bolsa não é cumulativa com outros benefícios oferecidos pela Instituição.
- O aluno que for beneficiado com a bolsa de estudo parcial deverá retirar o boleto, através da secretaria virtual, com o devido lançamento e quitá-lo até o vencimento.
- As bolsas concedidas para 2017 devem ser renovadas anualmente através do processo, contudo, após o 1º primeiro semestre PODERÃO ser renovadas automaticamente para o 2º semestre de 2017, desde que, entre outros requisitos, o aluno contemplado..
- Esteja Adimplente; 
- Tenha CR (Coeficiente de Rendimento) igual ou superior a 7 (sete) no semestre anterior a solicitação; 
- Tenha 75% de frequência em aula;
- Curse preferencialmente a grade completa dos períodos do curso ao qual ganhou bolsa;
- Não efetue trancamento de matrícula;
- Não faça trancamento de TCC;
- Não curse menos de 15 créditos;
- Não solicite troca de turno, unidade e/ou curso ou habilitação;
- Não tenha omitido ou fraudado informações e/ou documentos solicitados para o processo;
- Preferencialmente tenha concluído o ensino médio em rede pública ou escolas privadas com bolsa integral.
- As solicitações e/ou renovações são concedidas das matrículas mais antigas para as novas, oportunizando assim que os alunos com mais tempo na instituição se formem.

As renovações e solicitações são vistas das matrículas mais antigas para as mais novas, oportunizando assim que alunos mais antigos possam ter a oportunidade de se formar;

A comissão poderá, havendo necessidade, solicitar a qualquer tempo a apresentação de outros documentos pendentes e/ou que se fizerem necessário para esclarecer dúvidas. No caso da não entrega no prazo estabelecido, o aluno será automaticamente desclassificado do processo e o que tiver a bolsa perderá a mesma.

3.1 - Renovação 
3.1.1 - Semestral - Após análise de rendimento acadêmico de 75% de aproveitamento nas disciplinas efetivamente cursadas e cumulativamente CR 7 (sete).
3.1.2 - Anual - Após análise de rendimento acadêmico, ou seja, ser aprovado em 75% das disciplinas efetivamente cursadas, cumulativamente CR 7 (sete) e inscrição no processo anual de bolsa, com entrega da documentação do grupo familiar no prazo estipulado pelo edital.

Na renovação semestral, os critérios CR e Rendimento Acadêmico são cumulativamente avaliados para a manutenção da bolsa.
Na renovação anual, os critérios CR, Rendimento Acadêmico são cumulativamente avaliados e, somados ainda a entrega da documentação no prazo estipulado para avaliação.

3.2 -Solicitação - No prazo estipulado no edital, entregar o Formulário de SOLICITAÇÃO, a documentação do grupo familiar organizado por grau de parentesco (essas pessoas devem estar relacionadas no formulário) e Termo Aditivo e anexos específicos.

O estudante, seja bolsista integral ou parcial, para manter-se com o benefício, deverá ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas e CR 7 (sete) em cada semestre.

Alunos com bolsa parcial devem efetuar a matrícula e pagar a mesma integralmente em janeiro.
Alunos com solicitação devem pagar integralmente até o resultado da bolsa.

3.3 - Lançamento da Bolsa 

Semestral - Até quinze dias após o último prazo de lançamento de notas pelos professores para conferência do CR e RA.
Anual ? Até março do ano seguinte a entrega, após conferência do CR, RA e da documentação do grupo familiar.

O ALUNO DEVE ENTRAR EM SUA SECRETARIA VIRTUAL PARA ACOMPANHAR O LANÇAMENTO.

MEC - PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 30 DE ABRIL DE 2010

Art. 8º § 1º Entende-se como renda familiar mensal bruta a soma de todos os rendimentos auferidos por todos os membros do grupo familiar, que compreende:
I - o valor bruto de salários, proventos, vale alimentação, gratificações eventuais ou não, gratificações por cargo de chefia, pensões, pensões alimentícias, aposentadorias, comissões, pró-labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos auferidos do patrimônio e quaisquer outros, bem como benefícios sociais, salvo seguro desemprego, de todos os membros do grupo familiar, incluindo o estudante e; 
II - qualquer auxílio financeiro regular prestado por pessoa que não faça parte do grupo familiar.

Entende-se como grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas residindo na mesma moradia do candidato que, cumulativamente, usufruam da renda bruta mensal, e sejam relacionadas ao candidato pelos seguintes graus de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro (a), filho (a) e mediante decisão judicial, menores sob guarda, tutela ou curatela, enteado (a), irmão (ã), avô (ó).
A renda familiar por pessoa é calculada somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo.
Perfil
Integral - Se o resultado da renda familiar por pessoa for até um salário mínimo e meio, o estudante poderá concorrer à bolsa integral.
Parcial - Se o resultado da renda familiar por pessoa for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%.

- Entrega de documentos: 01/12/2016 até 16/12/2016 (6ªfeira) às 20h30min, sob-requerimento.

A inscrição no processo só será validada mediante a entrega dos documentos no protocolo.

- Locais para entrega dos documentos: Unidade Botafogo - Protocolo / Unidade Méier - Protocolo
Para entrega da documentação, leia atentamente, o edital, a lista de documentos e o manual do aluno bolsista. 

O QUE ENTREGAR

1. Imprima e preencha a folha de rosto;

2. Cole a folha de rosto na frente do envelope que colocará os documentos do grupo familiar;

3. Imprima, preencha e assine o formulário; 

4. Imprima, preencha e assine o termo aditivo.

5. Imprima a lista de documentos e providencie todos os do grupo familiar.

6. Imprima, preencha, e reconheça firma dos anexos use somente os necessários ao grupo familiar.

7. Coloque todos os documentos aqui citados e os do grupo familiar separado por grau de parentesco dentro do envelope.

8. Ex.: Pai - todos os documentos do pai, Mãe - todos os documentos da mãe, filho 1 - todos os documentos do filho 1, filho 2 - todos os documentos do filhos 2.

9. Protocole sob requerimento o envelope lacrado.

O QUE LER ATENTAMENTE
01 - Imprima e leia atentamente o Edital ? Não precisa entregar no envelope;
02 - Imprima e leia atentamente o Manual do aluno ? Não precisa entregar no envelope;

As bolsas serão canceladas, após:
- Conclusão do Curso
- Inexistência de matrícula dentro do prazo estipulado
- Abandono do curso
- Matrícula do bolsista em IES Pública e/ou privada com bolsa/desconto.
- Substancial mudança na situação socioeconômica grupo familiar do bolsista (1,2, 2.1,2. 2 e 2.3)
- Aproveitamento acadêmico inferior a 75% no semestre anterior
- CR inferior a 7,00 (sete) no semestre anterior, cumulativamente com item 9.11. e 9.12
- Denúncia
- Fraude ou omissão de informações ou documentos solicitados para comprovação de informações.
- Não entrega da documentação e documentos pendentes no prazo.
11.1- O presidente das Organizações Hélio Alonso de Educação e Cultura institui a Comissão de Análise das Bolsas de Estudos.  
11.2- A referida Comissão terá como atribuições a distribuição dos respectivos recursos financeiros/créditos, pelo montante disponibilizado para o processo de bolsa.
11.3- O processo de seleção e distribuição das Bolsas de Estudos será realizado sem interferências pessoais, ideológicas, político-partidárias ou privilégios, baseando-se sua análise e deferimento, tão somente, nas informações e documentação apresentada pelo próprio candidato.

- O resultado será disponibilizado na Secretaria Virtual do aluno até o dia:

  • Para alunos com Bolsas Parciais - 03/01/2017 - Alterado para 13/01/2017
  • Para Bolsistas Integrais e Solicitações - 31/03/2017

- Não serão fornecidas quaisquer informações sobre o andamento do processo, antes da data estabelecida para resultado, salvo por determinação da comissão.

- Mesmo o aluno estando enquadrado em um dos perfis (parcial ou integral) à concessão da bolsa filantrópica está condicionada ao número de créditos disponibilizados para o processo, e a quantidade de bolsas estipuladas pela OHAEC.

O fato de o aluno ter expectativas de uma bolsa não autoriza a deixar de pagar sua prestação mensal no vencimento.

 

Não caberá em nenhuma instância recurso, caso o pedido seja indeferido. Caso o aluno não seja contemplado com bolsa poderá recorrer ao FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), PRAVALER ou aguardar o próximo processo de seleção de bolsas para se candidatar novamente.

DENÚNCIA

- Qualquer pessoa, durante todo o processo de vigência da bolsa, independente de identificação, poderá formalizar denúncia, dirigida ao NRSA, por e-mail, pessoalmente ou através da Ouvidoria.
- O Aluno bolsista denunciado será notificado para prestar esclarecimentos e/ou entregar documentos ao NRSA, em dia e hora determinados, sendo os atos de diligências, registrados em processo interno para apuração de denúncia. No caso de ser a denúncia procedente, após a oportunidade do contraditório e da ampla defesa, o beneficiário terá a bolsa encerrada, ficando obrigado a restituir os valores recebidos, de forma corrigida.
- O aluno que perder a bolsa por motivo de denúncia ficará impedido de participar de novos processos de concessão de bolsa de estudo até o término de seu curso.

- Término dos créditos e ou quantitativo de bolsas disponibilizadas para o processo;
- Falta de documentos comprobatórios; 
- Insuficiência de carência; 
- CR inferior a sete no semestre anterior;
- Renda per capita acima de 03 (três) salários mínimo.
- Inexistência de matrícula dentro do prazo estipulado
- Abandono do curso
- Matrícula do bolsista em IES Pública e/ou privada com bolsa/desconto.
- Substancial mudança na situação socioeconômica grupo familiar do bolsista
- Aproveitamento acadêmico inferior a 75% no semestre anterior
- Denúncia
- Fraude ou omissão de informações ou documentos solicitados para comprovação de informações.
- Não entrega de documentação e documentos pendentes no prazo estipulado.
Ao final do processo será sorteado pela Comissão um percentual de alunos e beneficiados com a bolsa de estudo que serão visitados, bem como averiguada novamente toda sua documentação e, em caso de omissão de dados e/ou divergência de informações, estarão sujeitos à perda da bolsa e a restituição dos valores recebidos, de forma corrigida e o benefício será repassado a outro aluno. Ficará, também, sujeito às penalidades legais o beneficiado que omitir dados, informações, documentos, etc., ou mesmo faltar com a verdade. 
a.    A análise dos documentos ocorrerá de acordo com a data da entrega.
b.    Caso o pedido seja indeferido, a documentação estará à disposição do aluno para sua devida retirada na Secretaria até (em breve). (ver edital) Após essa data a documentação será destruída.

Os documentos devem ser entregues no Protocolo da FACHA Méier ou Botafogo, endereçado à Comissão de Bolsa Filantrópica em envelope.

Para a manutenção da bolsa de estudos, todos os alunos beneficiados devem provar sua situação socioeconômica anualmente. Devendo apresentar a documentação exigida sempre nas duas primeiras semanas de dezembro, a data é informada através de e-mail, cartazes colados na FACHA Méier e Botafogo e site.

Fique atento aos prazos, pois não há prorrogação.

DÚVIDAS

Envie um e-mail para jackeline@helioalonso.com.br  tendo como assunto: Processo de bolsa 2017 e colocar número de matrícula.

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