INSCREVA-SE
home
Comércio Exterior

COMÉRCIO EXTERIOR

O curso está estruturado para oferecer aos alunos a oportunidade de obter duas certificações profissionais. Uma intermediária, ao final do 3º período, quando o aluno recebe o certificado de Analista em Despacho Aduaneiro, estando apto a desenvolver todas as atividades necessárias para conduzir, na prática, as operações de comércio exterior. Ao concluir o curso, o profissional receberá, além do seu diploma universitário, outro certificado intermediário, o de Analista de Comércio Exterior, que o habilitará a desenvolver estratégias de negócios internacionais.


Inscreva-se

Campus

Botafogo

Turno

Manhã/Noite

Carga Horária

2280 horas

  • O tecnólogo em Comércio Exterior desenvolverá habilidades e competências profissionais que o tornarão capaz não somente de analisar cenários, planejar ações e tomar decisões, mas especialmente de executar ações, de fazer e agir com base nos conhecimentos adquiridos no que diz respeito aos seguintes aspectos da atividade profissional:

    - Analisar cenários econômicos e sociais, e entender seu impacto sobre o comércio exterior;
    - Analisar contratos de comércio exterior sob a ótica jurídica, administrativa e operacional;
    - Analisar o potencial de exportação e importação de produtos para diversos mercados;
    - Compreender as políticas, legislação e normas de importação e exportação de diferentes países;
    - Compreender os regimes alfandegários, cambiais e tributários em vigor em diferentes países;
    - Elaborar e implementar estratégias e ações de marketing voltadas ao comércio exterior;
    - Negociar com os diferentes stakeholders envolvidos nas atividades de comércio exterior;
    - Prospectar mercados e empreender novos negócios na área de comércio exterior;
    - Planejar e executar ações de logística do comércio exterior;
    - Realizar operações de despacho aduaneiro;
    - Realizar operações de exportação e importação;
    - Realizar a gestão de transações cambiais;
    - Trabalhar em equipe e exercer efetiva liderança para o desenvolvimento de ações e projetos.

  • Formar profissionais plenamente capacitados para enfrentarem os desafios do mundo global e aproveitarem as oportunidades dos mercados internacionais, especializando-os para o trabalho em diversos segmentos empresariais que realizam atividades comerciais com o mercado externo.
  • A atuação do profissional se dá em empresas privadas e públicas que realizam atividades de comércio exterior, instituições financeiras, entidades governamentais envolvidas na regulação e fomento das atividades de comércio exterior, organismos e agências internacionais relacionados às atividades de comércio exterior, organizações privadas voltadas ao estímulo e fomento das atividades de comércio exterior e consultorias especializadas em apoiar e/ou conduzir atividades de comércio exterior para outras empresas.
  • Para ser um profissional bem-sucedido de comércio exterior é necessário o aprendizado do conhecimento nas áreas de administração, economia, relações internacionais, política externa e direito, dentre outras, além da apreensão das boas práticas de gestão especificamente voltadas para as atividades de comércio no mercado internacional, e, ainda, a consolidação de habilidades de negociação e comunicação com pessoas de diferentes culturas.
  • foto-alexandreAlexandre Cesar Motta de Castro

    Mestre em Administração com ênfase em Planejamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos pela PUC Rio. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/RJ. Economista pela PUC Rio. Possui 15 anos de destacada experiência profissional em cargos de coordenação e direção de importantes IES no Brasil (ULBRA, UniverCidade, UVA, entre outras). Possui experiência de 20 anos como professor de cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas das áreas de Marketing, Recursos Humanos, Planejamento Organizacional e Gerenciamento de Projetos em destacadas IES no Brasil (ULBRA, UniverCidade, UVA, Unigranrio, IBMEC, FGV, entre outras). Sócio-diretor da ProCompetence Consultoria e da For Experts Desenvolvimento Profissional. 10 anos de vivência como consultor em projetos de gestão de recursos humanos, reorganização de empresas, desenvolvimento organizacional, gerenciamento de projetos e implantação de PMOs pela ProCompetence Consultoria, FGV Projetos, entre outras. Certificado Scrum Master para gestão ágil de projetos. Co-autor do livro Planejamento e Gestão Estratégica de TI e revisor técnico dos livros Fundamentos de Governança de TI, Governança de TI e Gerenciamento de Projetos de TI da RNP Editora.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6435646146290871

Top