Receba semanalmente notícias sobre o mundo do Turismo.
Rua Muniz Barreto 51 - Botafogo
CEP: 22251-090
Rio de Janeiro - RJ
Fone: 2102-3100
cursodeturismo@facha
.edu.br
Enviar e-mail
CEP: 22251-090
Rio de Janeiro - RJ
Fone: 2102-3100
cursodeturismo@facha
.edu.br
Enviar e-mail
Turismo, uma paixão na vida do Professor George Irmes
Por Suzana Pedrinho, Núcleo Web, julho de 2006
George Irmes, Professor do Curso de Turismo da FACHA e Presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Sindetur-RJ), é o entrevistado do mês do Núcleo Web.Um pouco de História
Atuando como profissional no mercado há mais de três décadas, Irmes demonstra sua paixão pelo turismo, e revela que até hoje, quando seus passageiros retornam de uma viagem, ligam para agradecer o roteiro personalizado que ele desenvolveu de forma minuciosa. Segundo ele, o segredo é conhecer e firmar parcerias com bons fornecedores. O professor relata que iniciou na profissão numa época onde o profissional de turismo aprendia fazendo, era ao mesmo tempo o agente, o promotor, o guia e as vezes, até mesmo, o operador de uma excursão. Era assim até meados da década de 70, não existiam faculdades de turismo e os cursos técnicos, eram direcionados para emissão aérea nacional e internacional ou para o guia local.
George Irmes foi reeleito em julho deste ano, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Sindetur-RJ). Ele está a frente desta, que é a mais antiga entidade de turismo do Brasil, desde outubro de 1987. O Sindetur-RJ congrega hoje mais de 1.200 empresas. O Sindicato é a voz deste segmento de mercado perante o Governo, e ele enfatiza: “temos que utilizar este canal para levar as reivindicações da nossa categoria e nos fazer ouvir, pois o turismo é uma das alavancas que impulsionam o desenvolvimento e o progresso do nosso País”
Como presidente do Sindetur-RJ fomenta estratégias para viabilizar eventos e workshops com o objetivo de informar o trade: “Hoje o agente de viagem não pode pensar apenas em vender um bilhete aéreo, ele tem que agregar valor ao produto, portanto o conhecimento e a informação fazem toda a diferença.” Qual o segredo ? Ele mesmo responde: “Bons fornecedores e uma preocupação com a excelência no atendimento.”
A Faculdade de Turismo
A Faculdade de Turismo forma e informa o futuro profissional. Todos os professores que ministram as disciplinas práticas são profissionais atuantes no mercado, isto faz uma grande diferença, o aluno tem contato direto com experiências práticas de sua futura profissão. “Estamos profissionalizando o mercado de turismo, hoje um bom aluno estagiando dois anos em uma agência no departamento operacional estará pronto para assumir este departamento em qualquer agência sem deixar nada a desejar. No passado esta função era quase um cargo vitalício dentro de uma grande operadora e o conhecimento ficava restrito a poucos profissionais”
O aluno deve empreender e buscar a excelência em Turismo
A Faculdade vai inserir o aluno no mercado, ele vai aprender o que é marketing turístico, isto é, como planejar e vender produtos e serviços neste segmento de mercado, como elaborar roteiros, etc. A troca com os professores é extremamente importante e enriquecedora. “Temos que despertar o empreendedorismo em nossos alunos, pois através do conhecimento adquirido na Faculdade ele pode abrir seu próprio empreendimento. Hoje abrir uma agência tem um custo em torno de R$ 5.000, 00 (cinco mil reais). Uma pequena pousada também é um empreendimento viável e que com uma boa estratégia de comunicação e marketing pode se diferenciar no mercado.” O bom atendimento fideliza o cliente.
Um conselho para os estudantes de turismo: estudar, estudar, estudar, estagiar e empreender. Este é o perfil do novo profissional de turismo.
Voltar para Entrevistas.

