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O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

 

ADITAMENTO:

O período de aditamento é informando pela CPSA através de e-mail, cartazes colados na FACHA Méier e Botafogo e site.
 

O aditamento na FACHA é presencial em data estipulado pela CPSA, após esse primeiro passo o aluno deve confirmar o aditamento na página de login do aluno, deve informar CPF, senha e em seguida o código de verificação enviado pelo sistema. Ao confirmar o aditamento ele deve ser impresso pela CPSA.

Fique atento ao rendimento acadêmico, pois este deve ser de 75% de aproveitamento nas disciplinas efetivamente cursadas.

 

Se o estudante não fizer o aditamento até a data especificada, ele automaticamente perde o direito do financiamento.

 

Não é possível fazer transferência de agência ou de banco. Se o aluno mudar de faculdade, de cidade ou de estado, a agência bancária continua a mesma.

 

Acesse o Portal do MEC para maiores informações:

Fies Portal FIES 

 

 

 

As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).
Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

1° Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção)

Acesse o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informe os dados solicitados.
No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

2° Passo: Inscrição no SisFIES

O estudante pré-selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré-seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.

3º Passo: Validação das informações

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

4º Passo: Contratação do financiamento

Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador (es) deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.
No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Atenção!

Os prazos para validação da documentação junto à CPSA e para comparecimento à instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.

O QUE ENTREGAR

  1. Imprima e preencha a folha de rosto;
  2. Cole a folha de rosto na frente do envelope que colocará os documentos do grupo familiar;
  3. Imprima, preencha e assine o formulário;
  4. Imprima a lista de documentos e providencie todos os do grupo familiar.
  5. Imprima, preencha, e reconheça firma dos anexos use somente os necessários ao grupo familiar.
  6. Coloque todos os documentos listados do grupo familiar separado por grau de parentesco dentro do envelope.
  7. Ex.: Pai - todos os documentos do pai, Mãe- todos os documentos da mãe, Filho 1 - todos os documentos do Filho 1, Filho 2 - todos os documentos do Filho 2.
  8. Protocolesob requerimento o envelope lacrado na FACHA Botafogo.
 

Documentos que devem ser entregues na renovação e/ou solicitação:

Folha de Rosto

Formulário

Lista de Documentos

Anexos

 

Novas condições de pagamento do FIES aos contratos firmados a partir do 2º semestre de 2015:

 

Fase de utilização: Durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de carência: Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 (dezoito) meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até 3 (três) vezes o período financiado da duração regular do curso.

Exemplo:Um estudante que financiou todo o curso com duração de 4 anos:

  • Durante o curso: Pagamento trimestral de até R$ 150,00.
  • Carência: Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00.
  • Amortização: Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso)].









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Fonte: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

ADITAMENTO:

O aditamento na FACHA é presencial em data estipulado pela CPSA, após esse primeiro passo o aluno deve confirmar o aditamento na página de login do aluno, deve informar CPF, senha e em seguida o código de verificação enviado pelo sistema. Ao confirmar o aditamento ele deve ser impresso pela CPSA.

O período de aditamento é informando pela através de e-mail, cartazes colados na FACHA Méier e Botafogo e site.

Fique atento ao rendimento acadêmico, pois este deve ser de 75% de aproveitamento nas disciplinas efetivamente cursadas.

Se o estudante não fizer o aditamento até a data especificada, ele automaticamente perde o direito do financiamento.

Orientação ao aluno
Com o seu login feito, atualize seus dados pessoais em seu cadastro no FIES, faça tudo com calma e verifique se está preenchendo os campos corretamente, Seu e-mail e celular devem ser os utilizados habitualmente, pois é através deles que o Fies envia informações sobre seu aditamento.

ADITAMENTO SIMPLIFICADO, naFACHA, após a impressão da DRM a mesma é enviada ao financeiro pela CPSA para que proceda ao lançamento o financiamento na matrícula do aluno.

ADITAMENTO NÃO SIMPLIFICADO, na FACHA, após a impressão da DRM o aluno deve assinar o documento e comparecer no Banco para regularizar sua situação no prazo estabelecido pelo FIES, data na DRM, após a regularização da situação no banco o estudante deverá protocolar sob requerimento,para a CPSA, uma cópia do Termo Aditivo emitido pelo banco. O mesmo é enviado ao financeiro,pela CPSA,para que proceda ao lançamento do financiamento na matrícula do aluno.

Aconselhemos ao aluno ir ao banco antes do término do prazo e verificar a documentação com o mesmo, pois pode haver mudanças de solicitação de banco para banco.

O estudando deverá levar os seguintes documentos:
 a) Aluno
 I- original e cópia do documento de identificação;
II- original e cópia do comprovante de residência atualizado;
III- original e cópia da certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, em caso de alteração do estado civil do estudante após a contratação do financiamento ou realização do último aditamento;
IV- original e cópia da certidão de nascimento

Caso tenha fiador ele deverá ir, se for casado levar o conjugue e os documentos:
I- original do documento de identificação;
II- original do CPF;
III- originais e cópias da certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
IV- original e cópia do comprovante de residência;
V- original e cópia do comprovante de rendimentos, em caso de alteração de renda, inclusão ou substituição de fiador do contrato de financiamento.

TRANSFERÊNCIA

O estudante deverá comunicar a CPSA o desejo da transferência antes da realização do processo.

Prazo de transferência:

1º semestre - Da abertura do sistema a 31 de Março
2º semestre - De 1º de Junho a 30 de Setembro 

Fora deste prazo o procedimento não poderá ser feito e o aluno deverá arcar com o semestre cursado.

Caso aconteça decurso de prazo por parte da CPSA de Origem ou Destino(perda de prazo para validação) o estudante pode reiniciar o processo de um a três dias úteis, desde que esteja dentro do prazo regular para fazer a transferência.

Divide-se em duas partes:

1ª etapa - Acadêmica - Procurar a Central de Matrícula da FACHA Méier ou Botafogo para proceder a transferência.

2 ª etapa - Financiamento - Na página de login o aluno deve informar seu CPF e senha, entrar na aba transferência, colocar as informações pertinentes e confirmar. Solicitar a validação da instituição de origem e de destino e assinar a Documento de Regularidade de Transferência (DRT) na CPSA da FACHA. Após esse procedimento o aluno deve fazer o aditamento do semestre. 

O estudante poderá transferir de curso uma única vez na mesma instituição de ensino, desde que o período transcorrido entre o mês de início da utilização do financiamento e o mês de desligamento do estudante do curso de origem não seja superior a 18 (dezoito) meses.

No caso dos bolsistas parciais do ProUni poderão transferir?se de curso mais de uma vez, mesmo após transcorridos os 18 (dezoito) meses.

Durante o período de dilatação do financiamento, a realização de transferência somente poderá ocorrer quando destinar?se à mudança de instituição de ensino para conclusão do curso financiado e desde que a quantidade de semestres a cursar na instituição de destino não ultrapasse o prazo máximo permitido para dilatação.

A transferência integral de curso poderá ser solicitada pelo estudante a partir do primeiro dia do último mês do semestre cursado ou suspenso na instituição de ensino de origem até o último dia do primeiro trimestre do semestre de referência da transferência.

O estudante poderá transferir de instituição de ensino uma única vez a cada semestre, não sendo, neste caso, para fins do FIES, considerado transferência de curso.

A transferência integral de instituição de ensino poderá ser solicitada pelo estudante a partir do primeiro dia do último mês do semestre cursado ou suspenso na instituição de ensino de origem até o último dia do primeiro trimestre do semestre de referência da transferência.

Obs.: Não é possível fazer transferência de agência ou de banco. Se o aluno mudar de faculdade, de cidade ou de estado, a agência bancária continua a mesma.

DILATAÇÃO:

Dilatação do prazo de utilização consiste na prorrogação do Fies por até 2 (dois semestres) consecutivos após o prazo regular do curso, caso o estudante não consiga concluir o curso dentro do prazo do contrato.

COMO FAZER: Na página de login o aluno deve informar seu CPF e senha, entrar na aba DILATAÇÃO, colocar as informações pertinentes e confirmar. Solicitar a validação CPSA e assinar a Documento de Regularidade de Dilatação (DRD). Após sesse procedimento o aluno deve fazer o aditamento do semestre.

SUSPENSÃO/TRANCAMENTO

O estudante deverá comunicar a CPSA o desejo da suspensão/trancamento antes da realização do processo.

Divide-se em duas partes:

1ª etapa - Acadêmica - Procurar a Central de Matrícula da FACHA Méier ou Botafogo para proceder ao trancamento.

2 ª etapa - Financiamento - Na página de login o aluno vai informar seu CPF e senha, entrar na aba suspensão e fazer o procedimento. Solicitar a validação da instituição e assinar a Documento de Regularidade de Transferência (DRS).

Prazo para Suspensão:

1º semestre - Da abertura do sistema até o dia 15 de maio
2º semestre - De 15 de Julho a 15 de novembro 

Fora deste prazo o procedimento não poderá ser feito e o aluno deverá arcar com o semestre cursado.

Tendo validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação.

O aluno poderá suspensa por até 2 (dois) semestres consecutivos (um ano), por solicitação do estudante e validação da CPSA do local de oferta de curso, ou por iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), quando não efetuada pelo estudante a renovação semestral do financiamento durante o prazo regulamentar.

CANCELAMENTO/ENCERRAMENTO

O estudante deverá comunicar a CPSA o desejo do cancelamento/encerramento antes da realização do processo.

Não será concedido novo financiamento aos estudantes que já tenha usufruído do Fies.

Divide-se em duas partes:

1ª etapa - Acadêmica - Procurar a Central de Matrícula da FACHA Méier ou Botafogo para proceder ao cancelamento.

2 ª etapa - Financiamento - Na página de login o aluno vai informar seu CPF e senha, entrar na aba suspensão fazer o procedimento. Solicitar a validação da instituição e assinar a Documento de Regularidade de Transferência (DRC).

 Prazo para Cancelamento/Encerramento:

1º semestre - Da abertura do sistema até o dia 15 de maio
2º semestre - De 15 de Julho a 15 de novembro 

Fora deste prazo o procedimento não poderá ser feito e o aluno deverá arcar com o semestre cursado.

Tendo validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação.

O estudante não necessitará solicitar o encerramento quando terminar o prazo de utilização do financiamento, visto que as fases de carência e amortização serão iniciadas automaticamente após a conclusão do período de utilização.

O encerramento solicitado em semestre para o qual não tenha sido realizado o aditamento de renovação semestral poderá ser solicitado em qualquer mês do semestre e terá validade a partir do primeiro dia do semestre do encerramento.

Opções do encerramento antecipado:
 I - Liquidar o saldo devedor do financiamento no ato da assinatura do Termo de Encerramento:
 Liquidar todo o saldo devedor, pagando de uma única vez, no ato da assinatura do termo de encerramento. Nesse caso, não existe parcelamento, pois você quita a dívida em um pagamento único no dia em que for ao banco;
 II - Permanecer na fase de utilização do financiamento e cumprir as fases de carência e amortização de acordo com as condições pactuadas contratualmente:
 O estudante continua o curso na mesma faculdade ou em outra IES, sem o Fies, mas só pagará ao final do prazo previamente acordado no contrato original. O estudante pagará durante o curso as parcelas trimestrais de até R$ 50,00 (cinquenta reais) e, quando terminar essa etapa, cumpre as fases de carência (18 meses pagando R$ 50) e amortização (quita o restante em parcelas maiores e fixas).
 Neste caso, o aluno deverá levar a comprovação de matrícula no semestre atual;
 III - Antecipar a fase de carência do financiamento e cumprir a fase de amortização de acordo com as condições pactuadas contratualmente:
 Antecipar a fase de carência de 18 meses. Nesta opção o estudante terá carência de 18 meses antes de começar a pagar o principal. Durante a carência o estudante fica obrigado a pagar as parcelas trimestrais de até R$ 50,00 (cinquenta reais).
 IV - Antecipar a fase de amortização do financiamento e efetuar o pagamento das prestações de acordo com as condições pactuadas contratualmente:
 Antecipar a fase de amortização, sem a carência de 18 meses, e já começar a pagar o principal. Nesta opção o estudante começa a pagar o Fies no mês seguinte, sem carência.

Observação: Para fazer o encerramento o estudante tem de estar em dia com o pagamento das parcelas trimestrais de juros.

ENCERRAMENTO DO CONTRATO NA AGÊNCIA BANCÁRIA

 Após a confirmação da solicitação do encerramento antecipado do Fies, o próprio sistema informará o prazo de comparecimento à agência bancária, onde formalizou o contrato, para assinar o Termo de Encerramento Antecipado. O estudante deverá levar ao banco, no prazo determinado, a cópia da solicitação do encerramento emitido pelo site SisFIES.
 Caso o contrato tenha fiador, este e seu cônjuge se for o caso, também deverá (ão) assinar o Termo de Encerramento, pessoalmente ou por procuração pública, exceto se a opção escolhida for pela liquidação total do contrato.

 

 

DÚVIDAS

Envie um email para jackeline@helioalonso.com.br e tire todas as suas dúvidas.
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