INSCREVA-SE
home
Gestão Desportiva

GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER

O Curso de Gestão Desportiva e de Lazer é o ÚNICO curso de graduação nesta área de conhecimento, no Rio de Janeiro. Foi concebido para atender a demanda existente  de formação de profissionais prontos para atuar no mercado de Gestão Esportiva e de Lazer, a nível nacional, contribuindo às vésperas dos Jogos Olímpicos, com a oferta de mão-de-obra qualificada e pronta para atuar em confederações, federações, clubes, academias, projetos esportivos e ações sociais.
O egresso desse curso terá desenvolvidas suas habilidades e competências para criar planos estratégicos, organizar eventos e desenvolver serviços ligados às ações de esporte, lazer, folclore, arte e cultura, além de estar também preparado para implementar políticas de integração social por meio de fomento a criação de políticas públicas, unindo interesses coletivos e incentivando o compartilhamento das organizações e seus stakeholders nas ações desenvolvidas.
Nos Clubes e Associações, esses profissionais serão gestores capazes de organizar escolinhas esportivas, e gerenciar os recursos oriundos destas escolinhas, distribuindo-os de forma planejada.
Os egressos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer que escolherem atuar em Organizações Sociais serão capazes de orientar a elaboração de projetos sociais abrangendo a diversidade cultural, étnico racial e ambiental, utilizando modernas técnicas de gestão de projetos, tecnologia da informação e estratégia empresarial, além de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população carioca e fluminense.
O discente recebe, por meio das disciplinas do curso, formação e informação nos temas: Direito Esportivo, Gestão de Eventos, Fundamentos de Gestão, Responsabilidade Social, Leis de Incentivo do Esporte, Lazer, Entretenimento e Manifestações Culturais, Marketing Esportivo, Gestão de Arenas e Instalações Esportivas, Comunicação Aplicada ao Esporte, Políticas Públicas do Esporte e Lazer, dentre outras disciplinas que permeiam e fortalecem a formação de um Gestor de Esporte e Lazer

 


Inscreva-se

Campus

Botafogo

Turno

Manhã/Noite

Carga Horária

2140 horas

  •  

    Os eixos de concentração do curso estão subdivididos em cinco grandes áreas: Confederações e Federações, Clubes e Academias, Projetos Sociais e Vilas Olímpicas, Entretenimento e Manifestações Culturais e Inovação e Tecnologia Aplicada ao Esporte.

    Curso de curta duração, podendo ser concluído em apenas dois anos.

    O aluno vai recebendo, ao longo do curso, certificações intermediárias, que lhe possibilitam enriquecer seu curriculo.

    Professores altamente qualificados, nas suas áreas de conhecimento.

    Palestras, Visitas técnicas, trabalhos de campo e produção de artigos.

  • A realização dos megaeventos esportivos no Brasil traz como tendência o crescimento do mercado esportivo e a necessidade de aperfeiçoamento profissional. Surgem novas demandas e a formação de profissionais capazes de atuar em setores mais específicos é absoluta. O Tecnólogo em Gestão Desportiva e de Lazer tem a sua disposição um mercado ávido de profissionais competentes e bem formados.

    Atividades desportivas, gestão de Centros de Treinamento, gestão de Clubes e Associações Recreativas, gestão de Lazer para os turistas dos megaeventos, ações promotoras de Desenvolvimento Social que contam com inúmeras demandas sociais locais e demandam gestores das atividades oferecidas ao público alvo, são o mercado presente e futuro que encontramos no cenário do Rio de Janeiro.

    O profissional poderá atuar em áreas específicas, também em setores de serviço, tais como: Secretarias Estaduais e Municipais de Esporte, Cultura e Lazer, além dos inúmeros eventos esportivos e culturais que acontecem ao longo da vida diária em nosso estado.

    Contamos com 54 Confederações esportivas, vinculadas a mais de 100 Federações, 11 Vilas Olímpicas administradas apenas pela Prefeitura do Rio de Janeiro, 19.731 Academias de ginástica (Dados do CONFEF, 2012). Segundo planejamento do Ministério do Esporte serão construídos 22 CTs - Centros de Treinamento, sendo 21 olímpicos e 1 paralímpico). A Federação Nacional dos Clubes - CBC, informa que 5.156 Clubes Esportivos Sociais estão na região Sudeste do Brasil.

  • A carreira do Gestor Desportivo e de Lazer oferece uma formação que abrange o desenvolvimento de um conjunto de competências articuladas com as demandas decorrentes da análise da atuação profissional.

    São elas:

    Capacidade para elaborar Plano de Negócios na área selecionada pelo aluno, nas diferentes modalidades oferecidas. O profissional é preparado para elaborar prestações de contas, avaliar as ações desenvolvidas, selecionar e articular ações de Políticas Públicas nas atividades de esporte, cultura e lazer, elencar, catalogar e registrar os acontecimentos, tendo em vista a construção de conteúdo na produção e aplicação de conhecimento.

    É também preparado para desenvolver parcerias institucionais fortalecendo sua atividade profissional e o alcance de melhores resultados em sua prática diária, além de analisar o contexto econômico, político, cultural e social para adotar decisões compatíveis com a realidade encontrada. 

    Elaborar projetos inovadores e aplicar seus conhecimentos na prática por meio de análise de viabilidade, aprendendo a trabalhar em equipes e tomar decisões, levando em conta os princípios de uma gestão afinada com os tempos modernos e com ideias e valores sócio-culturais e históricos, indispensáveis ao exercício da cidadania.

     

    O profissional em Gestão Desportiva e de Lazer adquire a compreensão de sua formação numa abordagem transdisciplinar e dialoga com profissões afins, para melhor se capacitar no desenvolvimento das funções gerenciais que demandam conhecimentos ligados a todas as áreas, ampliando sua capacidade para estabelecer meios de tornar o ambiente propício visando à produtividade, aliada a boa convivência grupal, e criando condições para uma efetiva melhoria de desempenho humano nas organizações.

  • veronicaVerônica Périssé Nolasco

    Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2006). Presidente do Instituto Semente do Esporte (2008 - momento atual). Especialização em: Gestão e Organização do Esporte, Produção de Conteúdo, Pesquisa e Desenvolvimento. Consultora e Coordenadora do Projeto Voluntário Pelo Esporte do Instituto Semente do Esporte (2005-2014). Pesquisadora em Ciências do Voluntariado pelo Grupo de Pesquisas em Estudos Olímpicos da Universidade Gama Filho (2003-2013).

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/7265575992218220

Top