epj

 

EPJ                 PROJETOS                 COMO PARTICIPAR



OBJETIVOS

O Escritório de Prática Jurídica - EPJ do curso de Direito das Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA, instalado formalmente em 24 de agosto de 2010 tem como objetivo, além de ser o local onde nossos alunos exercerão, de forma supervisionada, suas atividades práticas a fim de que se tornem profissionais do Direito dar assistência jurídica às pessoas economicamente carentes, que comprovem não dispor de condições financeiras para arcar com custos com um advogado.

O EPJ permite aos acadêmicos de direito desenvolver a prática jurídica possibilitando o seu ingresso no mercado de trabalho melhor preparados, prestando serviços nas áreas cível, penal, trabalhista, de família e sucessões, na mediação de conflitos e psicologia jurídica.

As instalações do EPJ foram planejadas especialmente para abrigar o trabalho de consultoria e assessoria jurídica gratuitas com um espaço com privacidade, amplas e confortáveis salas e uma infra-estrutura moderna.

O Escritório de Prática Jurídica propicia aos alunos do curso de Direito um contato com realidades muitas vezes distantes das suas, um contato com os dramas e sofrimentos daqueles que necessitam de apoio jurídico e não têm condições econômicas de suportar os custos de um advogado e de um procedimento judicial além daqueles que integram grupos sociais onde os direitos mais básicos são constante e grosseiramente desrespeitados.

NOSSA MISSÃO

Ser uma equipe apta a orientar os acadêmicos de Direito, capacitando-os para o exercício pleno de sua profissão, com o patrocínio de demandas judiciais e assessoramento jurídico gratuito daqueles que não dispõem de condições financeiras para arcar com os custos de um advogado, de maneira eficiente e célere, satisfazendo nossos clientes, consolidando-nos como um modelo no mundo acadêmico e jurídico e como um núcleo que colabora com o respeito e o acesso à cidadania, à dignidade e aos mais básicos Direitos.
 



NOSSO COMPROMISSO

Somos um núcleo de ensino superior e prestadores de serviços jurídicos e acreditamos que confiança e capacidade devem ser a base de todos os nossos relacionamentos. Criaremos vínculos de qualidade entre nós, funcionários, acadêmicos de Direito e com nossos clientes para, juntos, buscarmos idéias inovadoras e maneiras eficientes de solucionamento dos conflitos de interesses bem como na defesa dos Direitos mais básicos de todos e na orientação dos nossos acadêmicos de Direito. Assim, seremos líderes do nosso setor e referência para as Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA, para o nosso Estado, nosso país e para o mundo jurídico.

Ética profissional: Além do estrito cumprimento das Leis, dos Códigos de Conduta e das normas internas, exige-se de todos os profissionais do EPJ que atuem com a máxima honestidade e transparência, considerando-se sempre os interesses da FACHA, dos acadêmicos de Direito e dos nossos clientes.



NOSSA EQUIPE

equipe epj 2013.2

foto_claudiacCLAUDIA MARIA COELHO JENSEN, advogada orientadora da área cível do Escritório de Prática Jurídica da FACHA (EPJ I) inscrita na OAB/RJ sob o nº 62.808, especialista no contencioso cível, família, sucessões e propriedade intelectual, graduada em Direito pela Universidade Candido Mendes Ipanema – UCAM, Pós Graduada em Finanças pelo IAG Máster da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ, Pós Graduada pela Universidade Estácio de Sá – UNESA, sócia do Escritório Coelho e Secron Advogados, Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, colunista da ‘Coluna do Cidadão’ do portal www.focobrazil.com e associada como membro efetivo do IAB – Instituto dos Advogados Brasileiros, integrando sua Comissão Permanente de Direito Autoral.

 

PAULO GUSTAVO SALDANHA AULER, professor no curso de graduação em Direito e advogado orientador da área penal do Escritório de Prática Jurídica da FACHA (EPJ II), inscrito na OAB/RJ sob o nº 115.666, especialista em Direito Penal, graduado em Direito pela Universidade Candido Mendes Ipanema - UCAM, pós-graduado em Advocacia Criminal pela Universidade Candido Mendes Centro - UCAM, mestrando em Direito, na área de concentração Justiça, Processo e Direitos Humanos na Universidade Católica de Petrópolis – UCP, coordenador do IBEEX – Instituto Brasileiro de Especialização e Extensão, professor convidado no Curso de Pós Graduação em Processo Judiciário, Civil, Penal e Trabalho da Escola Superior de Advocacia – ESA da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/AM, seccional do Amazonas.

 

foto_juliodJULIO DORNELLES GOULART, professor no curso de graduação em Direito e advogado orientador da área trabalhista do Escritório de Prática Jurídica da FACHA (EPJ III), inscrito na OAB/RJ sob o nº 137.685, especialista em Direito do Trabalho, graduado em Direito pelo Centro Universitário da Cidade – UNIVER-CIDADE, campus Lagoa, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera-Uniderp, Campo Grande – MS, advogado do escritório Valdir da Cunha Advogados Associados, estudioso do Direito dos animais não-humanos, com enfoque abolicionista, advogado voluntário da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais - SUIPA, no Rio de Janeiro.

 

foto_lazaro_2LÁZARO JOSÉ DOS SANTOS PINTO, advogado orientador da área de família e sucessões do Escritório de Prática Jurídica da FACHA (EPJ IV), inscrito na OAB/RJ sob o nº 152.347, especialista no contencioso de família e dos Direitos do Consumidor, graduado em Direito pela Universidade Candido Mendes Ipanema – UCAM, pós-graduado em Processo Civil pela Universidade Candido Mendes Centro - UCAM, Instituto A Vez do Mestre. Professor e advogado orientador na área de Família do Escritório Modelo de Advocacia Gratuita - EMAG da Universidade Candido Mendes Ipanema – UCAM e do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ da Universidade Gama Filho - UGF.

 

foto_carolmCAROLINA MARIA DE AQUINO MEDICI, professora no curso de graduação em Direito e advogada orientadora da prática em mediação de conflitos do Escritório de Prática Jurídica da FACHA, inscrita na OAB/RJ sob o nº 132.252, graduada em Direito pela Universidade Candido Mendes – UCAM, campus Niterói, Mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes – UCAM, campus Centro, professora de Direito Penal e Processual Penal da Universidade Candido Mendes - UCAM, campus Niterói, Méier e Padre Miguel. Já atuou como Juíza Leiga no Juizado Especial Cível – JEC, de Teresópolis, no Rio de Janeiro.

 

silvia ines2

SILVIA IGNEZ SILVA RAMOS, psicóloga integrante da equipe do Escritório de Prática Jurídica da FACHA na área de psicologia jurídica, inscrita no CRP 05 sob o n° 28.424, psicóloga perita da Divisão de Perícias Judiciais (DIPEJ) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, doutoranda em psicologia pela UFRJ, mestre em psicologia social pela UERJ, pós-graduada em psicologia jurídica pela UERJ e em direitos humanos pela UCAM/CEAs, professora de psicologia jurídica na FACHA, IBMR e IBMEC.



foto_pauloc

PAULO CESAR PEREIRA DA SILVA, Assistente Administrativo do Escritório de Prática Jurídica - EPJ, das Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, bacharel em Direito pela FACHA e monitor do Escritório de Prática Jurídica - EPJ da FACHA. Foi conciliador na área Penal no IV JeCrim. Participou do Balcão de Direitos patrocinado pela Fundação Ford e pelo Museu da República. Estagiário do Escritório Reginaldo Ferreira Lima Advogados.



marcelo turranovoMARCELO DEALTRY TURRA, professor no curso de graduação em Direito e coordenador do Escritório de Prática Jurídica – EPJ, das Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, advogado inscrito na OAB/RJ sob o nº 62693, atuando nas áreas cível, da saúde, advocacia animalista e dos direitos fundamentais, graduado em Direito pela Universidade Candido Mendes Ipanema – UCAM, Mestre em Direito Público pela Universidade Gama Filho – UGF, consultor jurídico do Centro de Orientação e Educação Sexual - CORES, no Rio de Janeiro, advogado voluntário da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais - SUIPA, no Rio de Janeiro.

 

PARCERIA

 

O Escritório de Prática Jurídica da FACHA tem, como parceira, desde agosto de 2011 a empresa ATHA CONSULTORIA EMPRESARIAL que realiza/confecciona, gratuitamente, planilhas de cálculos trabalhistas de todos os processos trabalhistas patrocinados pelo EPJ.

A ATHA CONSULTORIA EMPRESARIAL é uma empresa sediada no Rio de Janeiro que presta serviços de contabilidade legal e gerencial e elaboração de demonstrativos contábeis e financeiros, dentre diversos outros serviços.

Telefones: (21) 3087-5427 ou (21) 2232-9257
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.



ALGUNS CONVÊNIOS EFETIVADOS PELO EPJ

Antes mesmo de seu efetivo funcionamento já haviam se conveniado ao EPJ, para disporem de assessoria jurídica gratuita, as seguintes associações/organizações não-governamentais:

- DAVIDA – Prostituição, Direitos Civis, Saúde;
- Balcão de Direitos do ISER – Instituto de Estudos da Religião;
- Grupo Pela Vidda – GPV - (Valorização, Integração e Dignidade do Doente de AIDS) do Rio de Janeiro;
- Associação dos Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro – ASTRA RIO;
- Associação Protetora dos Animais Oito Vidas (“OITO VIDAS”);
- SUIPA – Sociedade União Internacional Protetora dos Animais;
- Núcleo do Estado do Rio de Janeiro da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS – RNP+ Núcleo RJ.

OUTROS CONVÊNIOS EFETIVADOS:

- Associação 4 Patinhas.



A FACHA, pelo seu EPJ pretende, com estes primeiros convênios bem como com os muitos que virão – e já se tem em mente convênios com associações que trabalhem com usuários de drogas, grupos de pessoas com deficiência e necessidades especiais, dentre outros - tornar-se referência, principalmente no que diz respeito aos Direitos Humanos, no Estado do Rio de Janeiro.