Vestibular
home
Radialismo (Audiovisual)

RADIALISMO

No curso de Radialismo, o discente cria, escreve e realiza programas de televisão ou de rádio, produz e dirige documentários, shows, comerciais, "spots", "jingles", "clips" e programas que possibilitam a expansão e o desenvolvimento do conhecimento necessário à aptidão do mercado de trabalho. Você conviverá com as novas tecnologias (a digitalização do som e da imagem), nos nossos estúdios de televisão e rádio, para criar e aplicar a sua idéia.
 
O egresso do curso é capaz de elaborar, implementar, avaliar e a reestruturar projetos de cultura e da comunicação audiovisual nos setores públicos e privados.

Inscreva-se

Campus

Botafogo

Turno

Manhã/Tarde/Noite

Carga Horária

3920 horas

  • Esse curso preparar o estudante para a realidade de um dos mais excitantes mercados e campos de estudo contemporâneos na área da Comunicação. O aluno é orientado para o estudo,  pesquisa e produção de imagens nas diversas plataformas que compõem o cenário audiovisual moderno. No contexto de convergência tecnológica e midiática do século 21, a Facha acredita que o conhecimento da história da construção de imagens que se inicia na segunda metade do século 19 é ferramenta essencial para preparar o aluno para os desafios oferecidos pelo rápido florescimento das tecnologias pós-televisão. Espera-se que o estudante saia preparado para a compreensão de um cenário especialmente dinâmico, onde a criação audiovisual volta-se para um cenário multi-plataforma em permanente expansão.

  • Produção e direção de projetos audiovisuais independentes nas áreas de cinema, televisão aberta, TV por assinatura, games e novas mídias. Diretor e assistente de fotografia em todas essas mídias. Roteirista. Gestor na área de produção audiovisual. Trabalho direto em emissoras de rádio, TV aberta e TV por assinatura. Produtoras. Operadoras. Programadoras nacionais e estrangeiras. Pesquisadores e críticos. Técnicos de áudio e vídeo. Editores. Finalizadores. Assistentes de edição e finalização. Coloristas. Atores, atrizes, diretores de ficção, cenógrafos, figurinistas, aderecistas e afins. Analistas de conteúdo audiovisual. Apresentadores de televisão, inclusive de programas jornalísticos.

  • gutoJosé Augusto de Almeida Neto

    Graduado em Jornalismo - Faculdades Integradas Hélio Alonso (1988) e Pós-graduado em Cinema Documentário - Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é professor titular - Faculdades Integradas Hélio Alonso, atuando principalmente nos temas: televisão, cinema e documentário. Coordeno o Curso de Radialismo (Audiovisual) e o Centro de Produção e Pesquisa da FACHA. Atuou nos movimentos populares pela democratização da comunicação, de 1988 à 1996. Dirigiu programas para as TVs Comunitária e Universitária. Produtor audiovisual com ênfase no gênero documentário. Idealizador dos projetos Idéia de Jerico Produções, TV FACHA e Parceiros do Bem (Colégio Santo Inácio). Realizou os documentários: Beatriz, Prece e Música, Tem Gente na Feira de São Cristovão, Ciclovia da Vida, Eco 92, e está na fase final de produção de Semear Estrelas. É responsável pelo argumento, produção, direção, fotografia e montagem de seus filmes.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5967916751392275

Top