INSCREVA-SE
Home
Responsabilidade Socioambiental

SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL - 12/9 a 17/9

Uma das muitas e importantes frases do líder pacifista indiano Mahatma Gandhi mostra bem o que devemos perseguir em nossas vidas: "Seja a mudança que você quer ver no mundo".
 
E assim, atentos às lições de Gandhi, durante 5 dias, alunos, professores, funcionários, empresas e parceiros sociais estarão envolvidos e participarão da Semana de Responsabilidade Social - já uma tradição na FACHA.  
 
Entendemos que é dever de uma instituição universitária encorajar os membros da sua comunidade acadêmica a assumir compromisso com a responsabilidade ética individual, com a organização na qual atua e, ainda, observar o que ocorre ao seu lado, nas suas proximidades, além de tentar fazer algo pelo mundo em que vive.
 
Numa organização, a responsabilidade social não é traçada apenas por atos isolados, mas pelos impactos que poderão provocar no contexto social, sejam eles locais ou até mesmo globais.
 
A Semana da Responsabilidade da FACHA ocorrerá em seus dois Campi, Botafogo e Méier, entre os dias 12 e 17 de setembro.
 
Segue abaixo a programação completa:

 

12/9 | SEGUNDA-FEIRA

AÇÃO

HORÁRIO

CAMPUS

Exposição de Fotos/Frases

dia inteiro

Méier/Botafogo

13/9 | TERÇA-FEIRA

AÇÃO

HORÁRIO

CAMPUS

Ação Saúde | Droga Raia

11h30

Méier

Exposição de Fotos/Frases

dia inteiro

Méier

14/9 | QUARTA-FEIRA

AÇÃO

HORÁRIO

CAMPUS

Ação Saúde | Droga Raia

10h às 12h e 14h às 16h

Botafogo

Voluntariado | Amparando JG

10h às 12h e 14h às 16h

Botafogo

Exposição de Fotos/Frases

dia inteiro

Botafogo

Anderson Amaral

14h às 16h

Botafogo

Arrecadação de Brinquedos/Alimentos/Recicláveis

10h às 12h e 14h às 16h

Méier e Botafogo

Doação de Sangue

9h às 13h

Botafogo

Ação Beleza

10h às 16h

Méier e Botafogo

15/9 | QUINTA-FEIRA

AÇÃO

HORÁRIO

CAMPUS

Ação Saúde | Droga Raia

10h

OHAEC

Exposição de Fotos/Frases

dia inteiro

Botafogo

16/9 | SEXTA-FEIRA

AÇÃO

HORÁRIO

CAMPUS

Ação Saúde | Droga Raia

10h às 16h

Botafogo

Voluntariado | Amparando JG

10h às 16h

Botafogo

Exposição de Fotos/Frases

dia inteiro

Botafogo

Anderson Amaral

14h às 16h

Botafogo

Arrecadação de Brinquedos/Alimentos/Recicláveis

dia inteiro

Méier e Botafogo

 

Participe.
 
Não perca!

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

 

HISTÓRICO

selos 2015 2016 png 400Para prestar serviços especializados às comunidades carentes relacionando-se com ela em nível de permanente reciprocidade sócio-cultural, a FACHA criou em 1989, o Núcleo de Educação e Comunicação Comunitária - NECC - sendo assim a pioneira nesta área e a primeira faculdade a implantar a TV Comunitária no Brasil - TV FACHA Comunitária - funcionando nos bairros e favelas do município do Rio de Janeiro.

O NECC desenvolveu atividades de extensão junto às comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro. Esta foi uma das formas encontradas para aproximar estudantes universitários e moradores de comunidades interessados em desenvolver diversos projetos, principalmente na área de comunicação. No entanto, a extensão das ações do NECC foi além da proposta de promover a aproximação entre a universidade e a comunidade, pois proporcionou também como metas a disseminação do conhecimento e a valorização do exercício da cidadania.

O objetivo maior do NECC foi preencher uma lacuna existente entre a universidade e a sociedade, capacitando grupos populares para uma leitura crítica dos meios de comunicação. A formação de grupos de comunicação nas comunidades ajudou a desmistificar o processo de comunicação, seus equipamentos e, também, a instituição acadêmica. Para os estudantes, o intercâmbio entre universidade e comunidade, aproxima-os do mundo real que existe, além dos muros da universidade, promovendo um espaço para experimentação e pesquisa, onde todos com certeza saíram ganhando.

O NECC foi um espaço garantidor de troca de experiências, aonde os grupos vindos de comunidades fizeram cursos em diversas na área de comunicação (informática, locução, filmagem, edição e jornal comunitária) sinalizando desta forma novas perspectivas para a sociedade e para uma comunicação autêntica e humana, baseada na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A produção de conhecimento resultante deste trabalho foi visível nos vídeos e publicações produzidos pelos estudantes e moradores de comunidades e no acervo disponível para consulta e empréstimos. Os estudantes que passaram pelo NECC desenvolveram o raciocínio crítico, o espírito reflexivo e a capacidade criadora, atributos que os caracterizam como verdadeiros pesquisadores e produtores na área da comunicação social e humana.

 

PROJETOS DESENVOLVIDOS

Revista Comunicação & Comunidade
Oficina Informática: Oficina Fotografia
Oficina Filmagem e Edição
Oficina Radialismo
Oficina Jornal Comunitário
Livro Falado
Espaço Facha Comunitário
Versão do Passado
Turismo popular

 

Alguns moradores das comunidades onde A FACHA trabalhou ou trabalha, sobretudo os mais jovens, empolgados com as novas perspectivas abertas, tornaram-se estudantes universitários bolsistas integrais passando a transitar no mundo acadêmico.

Essa experiência de cessão bolsas a moradores de comunidades carentes permitiu a abertura a parcerias com projetos de pré-vestibulares comunitários como EDUCAFRO, NUPPEC, PVNC, Banco Carioca de Bolsas entre outros. As bolsas aqui cedidas superam a meta estabelecia pelo título de filantropia para instituições de educação.

Todo esse trabalho de quatro décadas dedicadas à educação e à cultura é coroado hoje com a firme e conceituada posição da FACHA entre as grandes instituições de ensino.

Essa história foi e está sendo, portanto, a própria história do desenvolvimento e da confirmação dos princípios que baseiam e que devem corresponder à natureza e a razão de ser da própria Faculdade, ou seja, a criação do Núcleo de Responsabilidade Socioambiental é a FACHA utilizando a linguagem atual para comunicação com os diversos atores sociais e agregando o meio ambiente de forma a compor um trabalho responsável e sustentável.

Top