Vestibular
home
Turismo

TURISMO

Desde a sua criação, no dia 6 de dezembro de 1971, o compromisso da FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso - é formar profissionais capazes de influenciar o mercado com permanentes inovações. Uma das mais conceituadas faculdades na área de Comunicação Social e Turismo do Brasil alia a excelência dos cursos de Direito, Extensão e Pós-Graduação ao seu currículo de sucesso. No Rio de Janeiro, a FACHA foi uma das pioneiras instituições a acreditar que o Turismo demanda formação profissional de nível superior e, certamente, oferece o melhor curso especializado nesse setor. A FACHA é, assim, sinônimo de qualidade, pioneirismo e tradição. No curso de Turismo, a grade de disciplinas visa a desenvolver no aluno qualidades comportamentais e a proporcionar conhecimentos técnicos e sócio-culturais, necessários ao desenvolvimento da profissão. Ainda temos o orgulho de contar com um time de professores de primeira linha, com tradição e respeito no mercado de trabalho. Conheça aqui um pouco mais sobre o nosso curso, infraestrutura e quadro de disciplinas.


Inscreva-se

Campus

Botafogo

Turno

Manhã/Noite

Carga Horária

3060 horas

  •  

    Desde 1975.

    O curso oferece uma ampla formação na análise de negócios, capacitando profissionais para atuar no elo entre a gestão estratégica e a tecnologia;

    Sólida formação acadêmica que habilita os alunos ao ingresso nos melhores programas de mestrado e doutorado;

    Convênios de estágios com as principais empresas da cidade;

    Mercado de trabalho em expansão com empregabilidade alcançando perto de 100% dos formados pelos grandes eventos que ocorrerão nos próximos anos;

    Corpo docente formado por professores especializados em diferentes áreas de atuação e portadores de mestrado e ou doutorado obtidos nos melhores programas de pós-graduação;

    Contato com empresas do setor de Turismo para encaminhar os alunos para estágio;

    resença constante de renomados profissionais da área para relatar experiências ao corpo discente;

    Participação dos alunos nos projetos sociais da IES;

    Estimulo à produção científica.


    CONPEHT - HISTÓRIA

    www.conpeht.net
    www.conpehtbrasil.com

    A missão da CONPEHT* é ajudar a melhorar e profissionalizar a atividade turística nacional, regional e internacional, através de trabalhos acadêmicos de todas as instituições membros, pertencentes aos países do Continente Americano.
    Para alcançar seu objetivo a CONPEHT conta com vários programas e projetos voltados para estudantes, graduados, professores, pesquisadores e gestores dessas instituições, e uma estrutura de ligação com outras organizações relacionadas, empresas e prestadores de serviços turísticos, agências governamentais e internacionais com fins similares, entre outros. Os desafios, progressos e os resultados são apresentados e discutidos em um fórum internacional anual, conhecido desde a sua fundação como Congresso Pan-Americano de Educação Turística.

    DUPLA TITULAÇÃO

    A FACHA oferece o único curso de Bacharelado em Turismo no Rio de Janeiro no qual os alunos matriculados poderão obter, ao longo do curso, o registro de Guia de Turismo Regional. Para isso, os interessados deverão cursar as Disciplinas do Curso de Guia de Turismo Regional RJ FACHA: Teoria e Técnica de Turismo I - II - III, Primeiros Socorros, Relações Interpessoais, Visitas Técnicas. O pré-requisito básico é ter cursado/estar cursando as Disciplinas História da Arte, Geografia Turística e História Sociedade e Patrimônio do Curso de Bacharelado em Turismo da FACHA. Além da apresentação da documentação exigida.


    Mais informações na Coordenação do Curso de Turismo ou pelo e-mail: marcelo.tesserolli@facha.edu.br

    Intercâmbio de Estudantes

    As Faculdades Integradas Hélio Alonso fazem parte do seleto grupo de Escolas de Turismo que participam do CONPEHT. Os estudantes que participam do Congresso passam a viver uma experiência nova, baseada no intercâmbio cultural, troca de ideias e com os temas  discutidos nos diferentes painéis do evento, os alunos aprendem mais sobre Turismo, abrindo o horizonte à sua frente.

    NPT- Núcleo de Práticas Turísticas

    O Núcleo de Práticas Turísticas (NPT) é um núcleo de apoio ao curso de graduação em Turismo que desenvolve atividades complementares, que somam horas e que, ao final do curso, são computadas e lançadas no histórico escolar do aluno. Este núcleo tem como característica elaborar projetos de cunho interdisciplinar nos quais o corpo discente tem a oportunidade de vivenciar o cotidiano da atividade turística.

    OBJETIVOS

    Proporcionar um espaço de interação entre o corpo discente e a instituição, mais especificamente ao curso de bacharelado em Turismo;

     Planejar e executar atividades interdisciplinares práticas;

     Desenvolver atividades complementares.

  • A despeito das consequências de uma das maiores crises econômicas da história mundial recente, a atividade turística vem mantendo-se em estágio crescente e segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), ela figura entre as cinco principais atividades econômicas globais, impactando em aproximadamente 9% o PIB mundial .
    Este volume é originado pelos mais de 1 bilhão de turistas externos que só no ano de 2013 geraram cerca de 1,4 bilhões de dólares em exportações – o que representa 6% do volume total de exportações globais – fora o chamado turismo interno que mobilizou e 6 bilhões de turistas.
    O expressivo volume econômico advindo da atividade turística também demanda uma significativa força de mão de obra para atender seus fluxos, assim, ainda segundo a OMT, 1 em cada 11 empregos no mundo atualmente está ligado à atividade turística.
    Nos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro especificamente tem sido diretamente beneficiada com o acréscimo da oferta de mega eventos de porte internacional que por sua vez pressionaram investimentos governamentais em infraestrutura, revitalização urbana e mobilidade, como há muito tempo não se via.
    Além disso, as projeções positivas para o turismo brasileiro também possibilitam que a iniciativa privada faça a sua parte investindo em novos equipamentos, atrativos, ampliando a oferta hoteleira, investindo na vinda de mais navios de cruzeiros, colaborando diretamente para garantir a sustentabilidade do mercado turístico para as próximas duas décadas no País.
    Como resultado direto de todas estas iniciativas inúmeras oportunidades profissionais têm surgido como resposta: o Rio receberá até 2016 mais 3 mil novos quartos de hotéis, enquanto a tendência do aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão, a partir de sua privatização, é a de que nos próximos vinte anos o movimento de passageiros no terminal se multiplique em até quatro vezes. O mercado de cruzeiros no Brasil figura entre os principais do mundo e vem mantendo um crescimento de aproximadamente 60% ao ano.
    O aquecimento do mercado fez a Revista Exame apontar a profissão do Turismólogo como uma das mais promissoras do País na presente década, no entanto, a matéria frisa a importância da qualificação profissional e a busca por centros de excelência de preparação para este mercado que apesar de aquecido, é muito competitivo.
    Sempre à frente das tendências mercadológicas, a FACHA vem oferecendo o curso de Turismo há mais de quarenta anos e desde então vem se tornando uma referência neste sentido caracterizando-se por contar com um corpo docente que alia o conhecimento mercadológico ao acadêmico, além de propiciar as melhores oportunidades de mercado junto aos seus alunos por meio de parcerias com as melhores empresas do trade, como ocorreu durante a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016.
    Com uma estrutura curricular voltada para a formação específica com forte abrangência na gestão de negócios e planejamento, reforçada por disciplinas de Teorias e Fundamentos que proporcionam aos alunos uma consistente base de formação humanística, nossos egressos encontram-se devidamente capacitados para atuar nos seguintes mercados:
     
    • Gestão de empresas turísticas (os mais diferentes segmentos do setor de agenciamento e operação de viagens);
     
    • Hotelaria;
     
    • Mercado de Eventos – gestão e planejamento;
     
    • Planejamento de Transportes;
     
    • Planejamento e Organização – tanto em esfera pública quanto privada;
     
    • Hospitalidade;
     
    • Marketing Turístico;
     
    • Produção Científica;
     
    • Desenvolvimento sustentável do turismo;
     
    • Gestão ambiental do turismo;
  •  Excursões;

     Visitas técnicas;

     Trabalhos de Campo;

     Eventos acadêmicos realizados na disciplina Eventos;

     Palestras e workshops;

     Cursos de extensão.

  • foto-marcelo

    Marcelo Tesserolli

    Bacharel em Turismo. Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial com a dissertação: Título: "A Importância da Internet no Reposicionamento e na Reestruturação das Agências de Viagens Cariocas". Especialista em Gestão Empresarial em Turismo e Hotelaria. Coordenador dos Cursos de Bacharelado em Turismo e Tecnológico em Hotelaria das Faculdades Integradas Hélio Alonso, no Rio de Janeiro. Professor universitário de Gastronomia, Hotelaria e Turismo. Professor da cadeira de Gestão de Hotelaria Hospitalar no curso de Pós-Graduação da Faculdade São Camilo, RJ. Tem experiência na área de gestão de Turismo e Hotelaria, com ênfase em Turismo, Gastronomia e Hotelaria. Ampla experiência acadêmica e em gestão de cursos de Turismo e Hotelaria. Consultor de projetos em Turismo e Hotelaria. Diretor da agência de turismo receptivo Rio Private Host, no Rio de Janeiro. Avaliador do INEP.

Top