INSCREVA-SE
Home
Dia do Jornalista

Dia do Jornalista

Leia o depoimento completo da nossa Coordenadora Adjunta de Jornalismo, Ivana Gouveia:

Da Acta Diurna, 59 a.C., para muitos o primeiro jornal conhecido, passando pelas gazettes europeias, no século XVII, chegando à penny press norte-americana, no século XIX, podemos observar como as técnicas contribuíram, e continuam contribuindo, para o desenvolvimento do Jornalismo. O começo do século XX, fez pesquisadores se debruçarem sobre esta atividade que demostrava a sua força para ficar e influenciar rumos da sociedade e nos deu os estudos de Otto Groth sobre o que deveria ser essa atividade. E ainda nem sonhávamos com os meios eletrônicos e digitais.

Atualidade; Universalidade; Publicidade; Periodicidade; características a serem observadas. Objetividade, em oposição à subjetividade. A capacidade de narrar os fatos obedecendo a regras e técnicas. Repórter; fonte; veículo, público, checagem; condições obrigatórias para o fazer jornalístico. Tudo isto foi delineando o bom exercício do Quarto Poder, o poder de fornecer informação justa e significativa para ajudar a proteger os cidadãos dos abusos dos poderes, como nos ensina Nelson Traquina.

Habermas nos mostra que o espaço público ocupado pelo Jornalismo é um espaço de mediação entre a sociedade e o Estado. Espaço para confrontos de ideias e de opiniões. Espaço para a beleza e a riqueza da troca de argumentos racionais. Por isso, quanto mais democrática a sociedade, mais livre o Jornalismo nela exercido. Livre de amarras políticas e econômicas, livre de interesses comerciais apenas, livre para iluminar a res publica.

Os séculos passaram, os meios se desenvolveram, chegamos ao imediatismo do tempo real, à ubiquidade do espaço virtual, à velocidade pura, a neologismos, até mesmo a fatos alternativos e uma tal de pós-verdade, mas o bom e velho Jornalismo não muda. Continuará sendo o domínio da técnica de contar uma história, somado à capacidade de análise crítica e teórica dos acontecimentos, sem esquecer um posicionamento ético sempre ao lado do interesse público.

Qualquer coisa diferente disso, não é Jornalismo.

Notícias

Intercom Sudeste 2017

De 22 a 24 de junho, ...

Ver detalhes

Transexualidade e direitos universais

A FACHA - Faculdades Integrad...

Ver detalhes

CineMemória

O projeto busca fazer...

Ver detalhes

Dia do Jornalista

Leia o depoimento com...

Ver detalhes

TV FACHA

compartilhar Top