Comissão Própria de Avaliação – CPA

O QUE É? 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma comissão interna da instituição, responsável por coordenar a autoavaliação institucional, desde a elaboração do método, passando por sua implementação e sistematização dos resultados, até a elaboração do Relatório Anual de Avaliação Institucional, que subsidia os Planejamentos Administrativo e Pedagógico da Instituição e é usado pelo INEP/MEC para o recredenciamento institucional e reconhecimento dos cursos, entre outras atividades. 

A autoavaliação está em obediência à Legislação de Ensino Superior do MEC que estabelece o Sistema de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei N°10.861 de 14/04/2004, Portaria MEC Nº 2.051 de 09/07/2004 e Decreto Nº 5.773, de 09/05/2006). 

OBJETIVO GERAL 

Desenvolver e utilizar um Programa de Autoavaliação Institucional capaz de gerar e analisar dados para formulação de subsídios nas dimensões política, acadêmica e administrativa,
com foco na melhoria de processos, acompanhamento e desenvolvimento de estratégias do processo de ensino e aprendizagem, além da manutenção e elevação
da qualidade dos produtos oferecidos. 

COMO É FORMADA A CPA? 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) está prevista na Lei Nº 10.861, de 14/04/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), prevê em seu Art. 2º, inciso IV, que a avaliação institucional deverá assegurar a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações. Na FACHA, temos também a representação dos alunos egressos.

O QUE É AVALIADO PELA CPA? 

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é elemento obrigatório para todas as instituições de ensino superior do País e tem por objetivo avaliar a IES (Instituição de Ensino Superior) de forma autônoma, apresentando seu Relatório Anual de Avaliação Institucional para o dirigente institucional e para o INEP, possibilitando à IES o aperfeiçoamento de seus processos internos.  

POR QUE É IMPORTANTE AVALIAR? 

A avaliação própria é um processo contínuo com o qual a Instituição adquire conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. 
 
As informações obtidas a partir das Avaliações elaboradas pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) comporão um Relatório Anual de Avaliação Institucional. A partir dele, a FACHA identificará seus pontos positivos (elementos da instituição considerados vantajosos, ou seja, suas boas práticas) para socializar e reconhecer internamente, assim como os negativos (inconformidades, pontos da instituição que devem ser melhorados). O objetivo é buscar a melhoria contínua. 

COMPOSIÇÃO DA CPA 

ResponsávelCargo
Regina Lago Coordenadora 
Daniélis Farias Heringer de Oliveira Representante Discente 
Ilma Couto Representante Técnico-administrativo 
Karla Redig Representante da Mantenedora 
Magda Valente Representante Docente 
Maria Julia Bonorino Representante dos Alunos Egresso
Paula Massena Representante da Sociedade Civil 

CONTATO

E-mail: cpa@facha.edu.br