Nossa Metodologia

Nossos currículos são baseados em competências e alinham as práticas de sala de aula e metodologias ativas de aprendizagem com o propósito maior de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para formar profissionais conectados com o mundo do trabalho. 

maquinha de estamparia

Processos Gráficos e Design de Superfície

Produzir coleção de estampas a partir da experimentação de recursos gráficos e de impressão.

computador, tablet e papeis sobre uma mesa

Modelagem de Negócios

Construir um modelo de negócios a partir da ferramenta do CANVAS de modelo de negócio.

mulher mexendo em prato na mesa arrumada com velas

Produção de Eventos

Elaborar um evento para promover uma marca, ideia ou ação comunicacional.

doze bonequinhos de madeira com um pintado de vermelho

Sujeito e Sociedade

Construir soluções pacificadoras e interdisciplinares entre indivíduo, grupo, ambiente, sistema e sociedade.

pessoa mexendo em notebook com papeis em volta

Marketing Digital e Mídias Sociais

Desenvolver estratégia de marketing digital e conteúdo para mídias sociais.

quatro pessoas filmando de frente a tela verde

Realização de Curtas de Ficção

Desenvolver uma Produção Cinematográfica, em todas as etapas até a pós-produção

mão segurando um lápis apontando para desenho, paleta de cores em cima da mesa, maquete de casa, calculadora, mesa digitalizadora e papeis adesivos

Identidades Visuais

Desenvolver identidades visuais, através de programas gráficos de imagem, para criação de portfólio

homem branco falando com câmera com frutas sobre a mesa

Ancoragem em TV e Vídeo

Apresentar programas de televisão ao vivo ou gravados

Metodologia Baseada em Projetos!

As metodologias ativas de aprendizagem são técnicas pedagógicas que se baseiam em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes e, de fato, se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento. Ou seja, são metodologias menos baseadas na transmissão de informações e mais no desenvolvimento de habilidades.

O estudante é instigado a participar da aula, por trabalhos em grupo ou discussão de problemas. Ele é, assim, retirado de uma posição cômoda, puramente receptora de informações, para um contexto em que poderá desenvolver novas competências, se tornando o centro do processo de ensino-aprendizagem. Com isso, o estudante desenvolve a iniciativa, a criatividade, a criticidade reflexiva, a capacidade de autoavaliação, cooperação.

A FACHA adota diversas metodologias ativas de aprendizagem, tais como casos de ensino, aprendizagem baseada em problemas, jogos, simulações, estudos de caso, design thinking, team based learning e, em especial, a aprendizagem baseada em projetos.

A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa modelo de ensino que permite que os estudantes encarem desafios do mundo real que consideram significativos, definindo como abordá-los e, então, agindo de forma colaborativa na construção de soluções.

O objetivo da FACHA com a adoção de metodologias ativas é fazer com que o estudante deixe de ser um agente passivo e se transforme no protagonista do seu processo de aprendizagem, ativo na construção do saber e no desenvolvimento de competências. Através da aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, o estudante é convidado a participar com suas opiniões e ideias para promover transformações nas empresas e na sociedade em geral. O professor trabalha em conjunto com o estudante para compartilhar conceitos e estimular o pensamento crítico.