Responsabilidade Social

HISTÓRICO

 

Para prestar serviços especializados às comunidades carentes relacionando-se com ela em nível de permanente reciprocidade sociocultural, a FACHA criou em 1989, o Núcleo de Educação e Comunicação Comunitária - NECC - sendo assim a pioneira nesta área e a primeira faculdade a implantar a TV Comunitária no Brasil - TV FACHA Comunitária - funcionando nos bairros e favelas do município do Rio de Janeiro.

O NECC desenvolveu atividades de extensão junto às comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro. Esta foi uma das formas encontradas para aproximar estudantes universitários e moradores de comunidades interessados em desenvolver diversos projetos, principalmente na área de comunicação. No entanto, a extensão das ações do NECC foi além da proposta de promover a aproximação entre a universidade e a comunidade, pois proporcionou também como metas a disseminação do conhecimento e a valorização do exercício da cidadania.

Alguns moradores das comunidades onde A FACHA trabalhou ou trabalha, sobretudo os mais jovens, empolgados com as novas perspectivas abertas, tornaram-se estudantes universitários bolsistas integrais passando a transitar no mundo acadêmico.

Essa experiência de cessão bolsas a moradores de comunidades carentes permitiu a abertura a parcerias com projetos de pré-vestibulares comunitários como EDUCAFRO, NUPPEC, PVNC, Banco Carioca de Bolsas entre outros. As bolsas aqui cedidas superam a meta estabelecia pelo título de filantropia para instituições de educação.

Todo esse trabalho de cinco décadas dedicadas à educação e à cultura é coroado hoje como uma conceituada Instituição de Ensino Superior no Rio de Janeiro.

Essa história foi e está sendo, portanto, a própria história do desenvolvimento e da confirmação dos princípios que baseiam e que devem corresponder à natureza e a razão de ser da própria Faculdade, ou seja, a criação do Núcleo de Responsabilidade Socioambiental é a FACHA utilizando a linguagem atual para comunicação com os diversos atores sociais e agregando o meio ambiente de forma a compor um trabalho responsável e sustentável.

Nossos Núcleos

Galeria

Nossos Selos

elem_1_card
elem_1_card